top of page
  • LMF São Carlos

Equity Research

No Mercado Financeiro há sempre um grande interesse em predizer diversos fatores que podem influenciar a lucratividade dos investimentos. A tentativa contínua de prever a situação futura mostra que a informação é crucial para ser um investidor bem sucedido na bolsa. Informações corretas e bem analisadas são fundamentais para o processo de tomada de decisão.


O que é o Equity Research?


Assim, Equity Research (ER) é a área no mercado financeiro responsável por encontrar, estudar e analisar as informações das empresas e do cenário econômico e político, visando fornecer uma visão mais completa e realista do mercado para que os investidores tomem decisões assertivas sobre quais passos tomar em relação aos investimentos. No entanto, a área de Equity Research é muito diversa e seria inviável os analistas estarem a par de todos os segmentos sempre. Com isso, nas empresas normalmente existem diferentes grupos para estudar determinados segmentos da economia como, por exemplo, setor de saúde ou o de mineração.




O que um analista de Equity Research faz?


O analista de Equity Research é responsável, em suma, por estudar mais sobre ativos, acompanhar notícias diversas e, por fim, gerar relatórios sobre as ações. Logo, é possível separar em três atividades essenciais durante o trabalho de um analista de Equity Research: pesquisa, relatório e projeções.

Na pesquisa, normalmente, são investigadas as empresas da bolsa sobre o setor desejado, a concorrência e a situação do mercado em geral, além do cenário econômico e político. As fontes de informação para a pesquisa são diversas, sendo desde profissionais do próprio segmento estudado, de relatórios realizados por outros analistas ou mesmo dos relatórios financeiros emitidos pelas próprias empresas de capital aberto.

O relatório de research é realizado visando compilar todas as informações adquiridas durante a pesquisa, além de mostrar insights e tornar as informações estudadas mais claras e assertivas possíveis para facilitar o entendimento do investidor.

Por fim, nas projeções busca-se criar modelos que estimem os resultados e finanças da empresa baseado nas conclusões realizadas no relatório. O intuito do analista ao realizar as projeções é avaliar se em determinado contexto faz sentido para um determinado investidor ou empresa investir em determinado segmento ou companhia.


Dois tipos de analistas: buy-side e sell-side


Como Equity Research abrange muitas possibilidades diferentes de atuação, no mercado há a divisão dos analistas em buy-side e sell-side. Em geral, a diferença mais marcante está no público a ser atingido.

No buy-side, os analistas tem a própria empresa na qual trabalham como cliente, prestando serviços de suporte direto para os traders e investidores dessa empresa. Assim, os investimentos que a equipe de Equity da empresa considerar ideal serão realizados pela própria instituição.

No sell-side, os analistas vendem as análises para clientes externos que desejam conhecer melhor determinado segmento antes de investir, ou mesmo os que querem ter uma noção do andamento do mesmo. Assim, no relatório os analistas colocam recomendações sobre quais ativos devem ser comprados, vendidos ou mantidos. No final cabe ao investidor seguir ou não as recomendações realizadas pelo analista, o que retira do analista a responsabilidade sobre o que for investido e possíveis perdas.



Conclusões


Em suma, os analistas de Equity Research buscam encontrar melhores oportunidades de investimentos e de mercado, visando embasar as decisões dos investidores ou da própria empresa. Além disso, é uma área que precisa de muitos estudos e atualizações constantes devido a dinamicidade do mercado financeiro.


Autor: Vitor Freitas Xavier Soares(LMF São Carlos - USP e UFSCar)

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vfxsoares/

E-mail: vfxsoares@gmail.com


bottom of page