Fundada em 2014, a Liga de Mercado Financeiro - São Carlos é uma organização sem fins lucrativos que surgiu com o objetivo de difundir os conhecimentos relacionados ao mercado financeiro para a comunidade acadêmica. O grupo surgiu, inicialmente, a partir do interesse comum de alguns estudantes da graduação nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Física na Universidade Federal de São Carlos, unindo esforços para se aprofundar em temas de economia e finanças.

          Com o tempo, o grupo foi se expandindo e diversificando, englobando diversos outros cursos da graduação e também se unindo a alunos da USP - São Carlos, se tornando um grupo multidisciplinar e diversificado.
​          A Liga realiza diversas atividades como palestras, visitas institucionais, debates, cursos em diversas áreas, dentre muitos outras atividades. Organizamos anualmente a Semana de Mercado Financeiro, o maior evento acadêmico sobre o tema da região de São Carlos e coordenamos diversas iniciativas de cunho social. 

          Estamos sempre em busca de novas parcerias!

Sucesso da Liga

Nossos ex-membros estão plenamente inseridos no mercado financeiro, ocupando posições de destaque em diversas organizações, bem como sendo aprovados para muitos programas de estágio e trainee. Dentre alguns exemplos, citamos: Bank of America Merril Lynch, Pátria Investimentos+Blackstone, Banco Safra, Morgan Stanley, Itaú BBA, BTG Pactual, Gávea, Bahia Asset, XP, J.P.Morgan, Credit Suisse, Nubank, Santander, Banco Fator, UBS, PricewaterhouseCoopers, MZK Investimentos, Banco BBM, BNP Paribas e Liber Capital. Nossos membros contam com uma ampla rede de networking e expertise em processos seletivos.

Além disso também temos parcerias com grandes instituições da área, como a organização de um núcleo de estudos em private equity juntamente com o maior fundo do setor na América Latina, o Pátria Blackstone; a coordenação exclusiva e aplicação de provas do J.P.Morgan em São Carlos e o projeto, organização e realização da competição universitária da XP Inc.

 

Cultura
 

Missão

Atuamos como o elo entre o meio universitário e o mercado financeiro ao criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e aprendizado, além de promover a conscientização financeira na sociedade.
 

Visão

Até 2020, queremos atingir a excelência da nossa estrutura e capacitação dos membros e, assim, levar melhores profissionais para o mercado de trabalho.


Valores

Excelência, cooperação e aprendizado.

 

Estrutura Organizacional
 

Diretoria de Capacitação
 

     Tem como foco promover oportunidades para que os membros da Liga adquiram conhecimentos e habilidades importantes acercas dos conceitos fundamentais das áreas do mercado financeiro, a partir de gestão de núcleos temáticos, cursos e diversos outros projetos. É responsabilidade, também, da diretoria promover a capacitação externa de indivíduos e de gerenciar as competições e prospectar projetos via parcerias externas. Nosso programa de capacitação envolve núcleos de estudo com grandes instituições parceiras como o desenvolvimento de projetos reais com Pátria Blackstone, IGC Partners e Morgan Stanley. Saiba mais sobre nosso desempenho em competições na aba " Competições" do menu.
   
       

Diretoria de Ação Social
 

    Tem como foco agir como intermediário entre a Liga e a sociedade estabelecendo planos de ações que visam estruturar, aplicar e liderar projetos de caráter social com objetivo de conscientização financeira para a comunidade.
    Dentre os projetos passados estão aulas de conscientização e gestão financeira em escolas públicas (“Projeto Sonhar”) e consultoria financeira básica em praças públicas a interessados (“Liga na Praça”). Projetos atuais incluem as parcerias com a Serasa Experian, Banco Central e os Projetos Pontinha e Pequeno Cidadão (ambos de São Carlos). A iniciativa Liga na Praça foi tema de matéria da EPTV regional.

   Combate ao COVID-19: campanha "cuide de quem cuida" para arrecadação de fundos em apoio à produção de máscaras Face Shield pelos professores da USP São Carlos e UFSCar, em parceria com as secretarias acadêmicas Pró Produção e CAEP e as extracurriculares Produção Jr., Grupo Impacta e SensUs. Saiba mais nesse link.

Diretoria de Gestão de Pessoas (GP)

      É responsável por criar um ambiente de unidade dentro de toda a Liga, buscando sempre melhorias na comunicação interna e externa, com foco no resultados e satisfação dos membros do grupo, através de acompanhamentos contínuos. Em seu escopo de atuação também se incluem a busca por uma cultura organizacional eficiente e capacitar os membros em habilidades como liderança e gestão inteligente de grupos. Atualmente trabalha em parceria com o SensUs e Oliver Wyman visando atingir um nível superior de excelência em cultura organizacional.

    Tem como objetivo o planejamento, estruturação, organização e aplicação do processo seletivo da Liga e também o desenvolvimento e aplicação de projetos que visem o desenvolvimento pessoal dos participantes em softskills. Através do processo seletivo, a Diretoria de Admissão busca recrutar novos membros aptos a dar continuidade aos projetos em andamento e que também estejam em alinhamento total com a missão, visão e valores da Liga. Através dos projetos de capacitação em softskills, prioriza-se o desenvolvimento pessoal em competências sociais para a formação de profissionais completos. A Diretoria de Admissão foi incorporada à GP em dez/19.

Diretoria de Marketing
 

    Tem como foco zelar pela imagem da Liga, internamente e externamente, através da padronização das atividades e promovendo um alinhamento de todos os membros. É também responsável pela comunicação institucional com pessoas físicas ou jurídicas no ambiente virtual, pela manutenção dos meios onde se ocorre tal comunicação e publicação em mídias sociais de atividades da Liga ou de parceiros.

   Também é responsável por produzir produtos institucionais e desenvolver estratégias de Branding, receber e divulgar programas de estágio, trainee, competições e afins, prospectar oportunidades externas, promover cursos na área internamente, divulgar iniciativas de diversidade e editorar e publicar o conteúdo produzido pela Liga em meios como blog e revista de modo estratégico. Projetos atuais incluem parcerias com outras organizações extracurriculares, gestão estratégica de dados em mídias sociais e mapeamento de novas tecnologias.

Diretoria de Eventos
 

    Promove, em conjunto com os parceiros da Liga, eventos diversos, tanto para os membros, quanto para a comunidade acadêmica, de modo a criar uma ponte de contato entre o mercado financeiro e a comunidade estudantil de São Carlos. Realiza anualmente diversas visitas, palestras, cursos e afins, sendo a Semana do Mercado Financeiro o maior evento do gênero na região e atraindo pessoas de diversos estados do país. Desde 2019 realiza o evento Mulheres no Mercado Financeiro, com o enfoque de promover a diversidade na área.

    Organiza visitas a diversas instituições do mercado financeiro regularmente e prospecta patrocínios para a Liga e seus eventos. Desde 2019 possui enfoque na promoção de cursos e palestras e parcerias com outras organizações extracurriculares e grandes nomes do setor.

ADM - Gestão 2020

Bruno Almeida (Presidente), Caroline Carnevalli (Vice-Presidente), Lucas Severi (Diretor de Capacitação), Gustavo Engler (Diretor de Ação Social), Luca Creppe (Diretor de Marketing), Murilo Vioti (Diretor de Gestão de Pessoas) e João Vitor Nolasco (Diretor de Eventos).

Novos membros: Alan Rodrigues, Ana Júlia de Rooy, Arnon Martins, Eduarda Engler, Felipe David, Giovana Cacilha, Isabella Loretti, João Lucas Mazzoni, Laura Lattaro, Luiza Neves, Mateus Vilela, Matheus Porto, Milena Rodrigues, Nicolas Verras, Nicole Onofre, Pedro Fraga, Vinícius Paiva e Vitor Soares.

Membros

Gestão 2019
 

 

Presidência

Felipe Tersi

Presidente

Eng. de Produção
UFSCar

Vinicius de Camargo

Vice-Presidente
Eng. de Produção 
USP São Carlos

Diretoria de Capacitação

Bruno Santos

Diretor
Eng. de Produção
USP São Carlos

Roberto Pessôa

Diretor
Eng. de Produção
UFSCar

Diretoria de Ação Social

Matheus Hoffmann

Diretor
Matemática
USP São Carlos

Andressa Miyazono
Membro

Eng. de Produção
UFSCar

Thaísa Martins

Membro

Eng. de Produção 
UFSCar

Gianfranco Fisco
Membro

Eng. Mecânica
USP São Carlos

Diego Scarpa de Mello

Membro

Mestrado em Eng. de Produção 
UFSCar

Diretoria de Admissão

Luís Felipe Cebrian 

Diretor

Eng. de Produção
USP

Luísa Damha

Membro

Eng. Mecatrônica
USP São Carlos

Gabriel Blanco

Membro

Eng. Mecânica
UFSCar

Diego Fracasso

Membro
Eng. de Produção
USP São Carlos

Pedro Micheleti

Membro

Eng. Aeronáutica
USP

Diretoria de Gestão de Pessoas

Vitor Seixas

Diretor
Eng. de Produção
USP

Nathan Mioranci

Membro
Eng. de Produção
UFSCar

Renan Cervantes

Membro
Eng. Civil
USP São Carlos

Murilo Vioti

Membro

Eng. de Produção 
USP São Carlos

João Henrique Costa

Membro
Eng. Civil
USP São Carlos

Diretoria de Mídias

Lucas Baboni

Diretor
Eng. de Produção
UFSCar

Lucas Severi

Membro
Eng. de Computação
UFSCar

Ricardo Longhini

Membro
Eng. de Produção
USP São Carlos

Luca Creppe

Membro
Eng. de Produção
USP São Carlos

Leonardo Catto

Membro
Eng. Aeroná
utica
USP São Carlos

Diretoria de Eventos

Rafael Tararam

Diretor
Eng. de Produção
USP

Gustavo Engler

Membro
Eng. Civil
UFSCar

João Vitor Nolasco

Membro
Eng. Civil
UFSCar

Gabriel Maniglia

Membro

Eng. de Produção
USP São Carlos

Caroline Carnevalli

Membro

Eng. Física
UFSCar

Conselheiros
 

 

André Penalva

Pátria Investimentos
Eng. de Produção
UFSCar

A LMF me ensinou o valor, ou melhor, a necessidade de cercar-se de pessoas boas, e isso fiz muito bem. Trabalhei com pessoas que admiro muito, muito mesmo; E hoje vejo os novos integrantes da Liga trabalhando com ainda mais orgulho do grupo.

Bárbara Pedretti

Pátria Investimentos
Eng. de Produção
UFSCar

Participar da LMF me colocou à frente nos processos seletivos que prestei e foi fundamental para eu conseguir um estágio e, posteriormente, ser efetivada no maior Private Equity do país. Além disso, houve um grande desenvolvimento pessoal porque convivi e trabalhei com pessoas com pensamentos diferentes dos meus, mas que agregaram muito na minha vida.

Bernardo Mielki

Ericsson
Eng. de Produção
UFSCar

A Liga é um grupo extraordinário desde sua concepção, tratando de um tema tão vasto e importante na vida de qualquer pessoa.

Esse grupo foi fundamental para que eu pudesse me desenvolver de forma proativa, fazer grandes amigos e melhorar habilidades de comunicação.

Vitor Tumoli

Nubank
Eng. de Produção
UFSCar

Participar da LMF me trouxe vários conhecimentos e experiências, que são muito importantes para mim hoje. No meu atual estágio, esses conhecimentos de mercado financeiro e economia são fundamentais para embasar o meu entendimento e análise de dados. Já as experiências, como os cursos ministrados, ajudaram a aprimorar a minha oratória em público, a articular linhas de pensamento e na minha organização pessoal. Finalmente, a LMF possibilitou o contato com a empresa que eu atualmente estagio, assim como com diversas outras empresas do mercado financeiro.

Julia Varoto

Suzano
Psicologia
UFSCar

Participar da LMF significou sair da minha zona de conforto. Como vim da Psicologia, o Mercado Financeiro era uma área desconhecida. Apesar de estar focada em atividades da diretoria de Recursos Humanos, a Liga ofereceu uma gama de oportunidades de estudo e imersão em Mercado Financeiro que com certeza fizeram a diferença no meu desenvolvimento e em oportunidades profissionais, como o estágio de férias no Banco Safra durante o mês de julho de 2016.

Gabriel Ferreira

Safra
Eng. Civil
USP

Durante o meu período na LMF, eu tive a contato com diversos temas e, após me aprofundar em um desses eu me qualifiquei para ensiná-lo para os demais membros. Além disso, o contato com esses temas foi um diferencial durante os processos seletivos e graças ao embasamento teórico proporcionado pelos cursos da Liga, após seis meses do meu ingresso, eu consegui um estágio de férias em um grande banco de investimentos.

Alumni

 

Parceiros
 

bancofator.png
creditsuisse.png
btm.png
btg-pactual-logo.png
j.p.morgan.png
logo_xp.png

Seja também um Parceiro da LMF São Carlos!

  • LMF São Carlos
  • LMF São Carlos
  • LMF São Carlos
 

Seja um membro
 

Processo Seletivo da Liga

          Se você tem interesse no nosso projeto e quer participar se tornando um membro, ou se quer saber mais sobre a Liga e nossas atividades, entre em contato conosco por email ou pela nossa página no Facebook. E se você tem interesse nas áreas de micro e macroeconomia, finanças, contabilidade e mercado financeiro, certamente você deveria se tornar um membro da Liga.

          Alguns dos benefícios que ser um membro da Liga pode te oferecer:

  1. Treinamentos exclusivos da Liga de Mercado Financeiro - São Carlos;

  2. Desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação;

  3. Visitas exclusivas à grandes instituições financeiras;

  4. Time eclético e multidisciplinar de alunos de diversos cursos da USP e UFSCar;

  5. Grande autonomia dentro de um grupo que cresce a cada ano;

  6. Contato constante com o mercado de trabalho;

  7. Capacitação contínua em parceria com as maiores organizações do setor;

  8. Envolvimento e alto desempenho nas principais competições;

  9. Realização de eventos e iniciativas com alto engajamento e impacto;

  10. Impacto social significativo através de projetos em comunidades de risco;

  11. Expertise em processos seletivos e ampla rede de networking;

  12. Forte vivência com trabalho em equipe e enfoque em diversidade.

 

          Realizamos processo seletivo para novos membros todos os anos no primeiro semestre! Curta nossa página no Facebook e Instagram e fique atento a novas informações sobre o processo. Para saber mais sobre o Processo Seletivo 2020, clique no botão abaixo:

LMF São Carlos © 2014-2020 todos os direitos reservados