top of page
  • LMF São Carlos

Explicaê 2.7 - Apple deve lançar serviço próprio de transferência de dinheiro neste ano, diz site


Apple deve lançar serviço próprio de transferência de dinheiro neste ano, diz site

“De acordo com o portal norte-americano Recode, uma das próximas novidades da Apple, que deverá ser lançado próximo do final do ano, é a possibilidade de transferência de dinheiro entre os usuários do iPhone, segundo fontes próximas ao assunto. Os usuários também poderão enviar quantias de dinheiro a outras pessoas.

A empresa, de acordo com a reportagem desta quinta-feira (27), está em negociações com diversas empresas de meios de pagamentos para lançar o seu serviço próprio - e, além dele, deve lançar também um cartão pré-pago compatível com o serviço em parceria com a Visa...”

http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/6403388/apple-deve-lancar-servico-proprio-transferencia-dinheiro-neste-ano-diz

_____________________________________________________________________

Resumo

Fontes do site de tecnologia norte-americano Recode, indicam que a Apple está desenvolvendo o seu próprio serviço de transferência de dinheiro peer-to-peer. Com a função, os usuários poderão transferir dinheiro instantaneamente de um iPhone para o outro. Além disso, a empresa está desenvolvendo o seu próprio cartão de crédito pré-pago, em parceria com a operadora Visa. Essas duas funções permitirão aos usuários realizar compras em lojas físicas e virtuais, com o saldo disponível no cartão. Esse dinheiro será proveniente das transferências feitas por usuários de outros iPhones.

O Modelo Econômico Peer-To-Peer

O peer-to-peer, ou P2P, é um modelo econômico descentralizado, no qual dois indivíduos interagem para comprar ou vender bens/serviços diretamente um com o outro, sem o intermédio de uma terceira parte, como bancos. Atualmente, a Internet e o desenvolvimento do TI tornam o modelo P2P muito mais viável e, estimulam os investimentos nos provedores desse tipo de serviço, que apesar de não serem diretamente envolvidos na produção e venda de bens/serviços, ajudam as transações dentro desse modelo a serem mais visíveis, seguras e eficientes.

http://www.investopedia.com/terms/p/peertopeer-p2p-economy.asp

O Modelo P2P a nível Global

A nova ferramenta da Apple pode parecer um avanço e tanto, entretanto, em alguns lugares do mundo esse tipo de ferramenta não só existe como já estão muito mais avançadas, por exemplo: China. Lá, ferramentas como o Alipay e o WeChat já operam do mesmo modo que a Apple pretende implementar o seu novo serviço. Além do serviço de pagamento, essas ferramentas permitem investir diretamente nas mais diversas opções de produtos financeiros. Ressalta-se que ambos não possuem investimento mínimo e só o Alipay já tem mais de 200 milhões de pessoas investindo em seus produtos. Para efeito comparativo, o maior fundo do Alipay, chamado de Yuebao, que é similar a um fundo de DI brasileiro, tem US$ 100 bilhões, essa quantia é maior do que o Banco Itaú tem de investimentos de seus clientes do varejo somados.

Na Suécia, o sistema Swish, que permite transferir dinheiro entre pessoas e empresas, de forma simples e rápida e através do celular, foi implementado nos seis maiores bancos do país. Esse avanço tecnológico é apontado por especialistas como uma das razões que explicam a liderança da Suécia no movimento em direção a uma sociedade sem dinheiro.

Concluímos: a tecnologia P2P com certeza mudará o comportamento das pessoas e sua percepção sobre as instituições financeiras ao seu redor, hoje as marcas (Itau, Bradesco, Santander...) estão presentes em todos os lugares, seja no cartão de pagamento ou por meio de transferências bancárias Mas, talvez em um futuro não tão distantes, os consumidores comprarão e venderão bens diretamente entre si, por meio de empresas como o WeChat e a Allipay, sem nem ter ideia de que são elas que estão por trás das transações.

OBS: Para quem ficou interessado, recomendamos esses dois links abaixo:

  1. https://conteudo.startse.com.br/mundo/eduardo-glitz/startse-no-mundo-a-china-esta-revolucionando-o-mercado-bancario/

  2. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160411_sociedade_sem_dinheiro_cw_rb


bottom of page