top of page
  • LMF São Carlos

O impacto da inteligência artificial no mercado financeiro



A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mercado financeiro, e seus impactos são cada vez mais sentidos em todo o mundo. A IA está sendo usada para automatizar tarefas, tomar decisões e prever tendências, o que está levando a uma maior eficiência, precisão e transparência no mercado financeiro.


Mas afinal, o que é uma inteligência artificial e como ela se aplica no mercado financeiro?

A inteligência artificial é como um cérebro artificial criado por seres humanos. É um conjunto de tecnologias que permite que máquinas aprendam e tomem decisões. As IAs são construídas para serem capazes de aprender com os dados e informações que recebem. Elas usam esses dados para identificar padrões, tomar decisões inteligentes e resolver problemas complexos. O objetivo é tornar as máquinas mais eficientes e precisas em suas tarefas.


Um dos principais benefícios dessa tecnologia no mercado financeiro é a automação de tarefas. A inteligência pode ser usada para automatizar tarefas que são atualmente realizadas por humanos, como a análise de dados, a negociação de ações e a gestão de risco, isso libera os humanos para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, além da tomada de decisões mais precisas. A tecnologia pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente, o que pode ajudar os investidores a tomar melhores decisões sobre onde e como investir. Para entendermos melhor, podemos explicar algumas formas de uso:


  • Negociação de ações: É usada para negociar ações de forma autônoma. Isso pode ajudar os investidores a obter melhores preços e a reduzir o risco, se tornando independente de humanos para operar.

  • Gestão de risco: A tecnologia está sendo usada para gerenciar o risco financeiro. Isso pode ajudar as instituições financeiras a identificar e mitigar riscos, sendo toda a análise embasada em uma grande base de dados em que muitas vezes humanos não seriam capazes de analisar, ou então demorariam muito tempo para executar, o que pode hoje ser executado em segundos com a finalidade de ajudar a proteger seus clientes.

  • Serviço ao cliente: A inteligência está sendo usada para fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana através de chatbots. Isso pode ajudar as instituições financeiras a atender melhor às necessidades de seus clientes.

  • Detecção de fraudes: A IA está sendo usada para detectar fraudes financeiras. Isso pode ajudar as instituições financeiras a proteger seus clientes e seus próprios ativos.


Mas qual é a tendência para o futuro?

O impacto da inteligência artificial no mercado financeiro brasileiro é ainda incipiente, mas tem o potencial de revolucionar o setor, trazendo maiores benefícios aos investidores, às instituições financeiras e à economia em geral.

Com o passar do tempo, a coleta e a quantidade de dados disponíveis do mercado brasileiro são cada vez maiores, possibilitando um melhor treinamento para os algoritmos presentes e também aos que estão sendo desenvolvidos. Também é notável a melhoria da capacidade computacional, em que computadores estão ficando cada vez mais rápidos e poderosos, o que torna possível treinar modelos de IA mais complexos.

Outro tópico muito importante é o aumento do interesse dos investidores brasileiros. Os mesmos estão cada vez mais interessados ​​em usar a tecnologia para tomar decisões financeiras, aplicando de forma contínua mais e mais dinheiro em pesquisas e empresas que desenvolvem essas aplicações, gerando então uma maior demanda de pesquisadores que desenvolvem novos algoritmos mais eficientes.


Algumas das fontes e referências que podem ser usadas para entender melhor o impacto da IA no mercado financeiro brasileiro e também mundial são:


"The Impact of Artificial Intelligence on the Financial Industry", por McKinsey & Company

"Artificial Intelligence in the Financial Services Industry", por The World Economic Forum

"The Future of Artificial Intelligence in Finance", por The Financial Times


Esses artigos fornecem uma visão geral abrangente dos principais desafios e oportunidades que a IA apresenta para o mercado financeiro.


Comentarios


bottom of page